Adolescência e Saúde Mental Pós Pandemia
28/10/2020
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7 dicas de como gerir a ansiedade

ANSIEDADE. Pensar demais te paralisa?

A ansiedade é um sistema de respostas que envolve a cognição, o afeto, a fisiologia e o comportamento. Nós não conseguimos eliminar a ansiedade, pois ela tem uma função importante de proteger o nosso organismo.

Pensar demais não é um movimento negativo, mas à partir do momento que a ação se torna sofrível é recomendável buscar ajuda de um profissional.

Abaixo, listo 5 dicas de como lidar melhor com a ansiedade.

5 dicas importantes para gerir melhor seus pensamentos:

  1. Esteja atento aos seus padrões de pensamento e observe se são produtivos ou não. Um exemplo é você se preocupar demais com situações que não são controláveis ou não estão ao seu alcance.
  2. Procure focar sua atenção no momento presente. Faça uma coisa de cada vez.
  3. Reserve 30 minutos por dia para pensar em todas as suas preocupações. Permita-se pensar livremente, sem repressão ou julgamentos, mas não ultrapasse esse tempo. Aproveite para fazer uma lista das preocupações e imagine ações concretas e específicas para solucioná-las.
  4. Identifique e pratique atividades que prendam a sua atenção e são prazerosas para você. Como exemplos: praticar atividade física, brincar com jogos de tabuleiro, costurar tricô, tocar um instrumento etc.
  5. Procure avaliar as situações ou pessoas que você costuma evitar para não se sentir ansioso e ao invés de evitar, tente enfrentá-los, mesmo com a ansiedade. A medida que isso acontece, seu sistema de alarme passa a não ver as situações ou pessoas como tão perigosas e a ansiedade tende a diminuir.
  6. Concentre-se na sua respiração, praticando-a de forma controlada e profunda.
  7. Aceite que pensar e se preocupar faz parte da condição humana. Coisas boas e ruins acontecem independente da intensidade da sua preocupação.

Keep Calm e seja feliz! ☺

Claudia Galotta
Psicóloga – CRP: 05/33191

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