Características da ansiedade, depressão, stress, pânico
28/10/2020
Impacto que o retorno ao trabalho tem na saúde mental dos colaboradores
28/10/2020
Exibir tudo

Como manter a saúde mental no home office?

Home office ganhou espaço diante do atual momento que o mundo está vivendo, aconteceu de forma muito brusca e a maioria das pessoas não soube lidar com essa modalidade de trabalho. É muito comum as pessoas relatarem que estão trabalhando mais de 12 horas por dia, muito mais até que do que quando trabalhavam nos seus pólos físicos de trabalho, querem mostrar “mais serviço” pelo fato dos seus gestores não estarem por perto e não poderem mensurar o quanto estão trabalhando, que não conseguem se “desconectarem” dos seus computadores e celulares. Todas essas situações causam um grande prejuízo na saúde mental e consequentemente uma queda na produtividade.

Aqui vão algumas dicas para manter a mente saudável no home office

Estabeleça uma rotina

É importante saber organizar as demandas da casa com as demandas do trabalho para que se crie a sensação de controle do tempo. Estipular o horário para o trabalho, para o almoço e também para as outras diversas demandas do dia.

Tenha um tempo só para você

Parece difícil? Comece aos poucos, inicie a prática de dedicar 30 minutos do seu dia para você fazer tudo aquilo que desejar: seja uma meditação, a leitura de um livro, o episódio de uma série, um jogo qualquer no vídeo game ou até mesmo no celular. Volte o seu olhar para o seu cuidado!

Eleja um local para trabalhar

Tenha um espaço da sua casa para trabalhar e que esse ambiente não esteja ligado ao seu ambiente de descanso e porque isso? Porque hoje, o ambiente de trabalho tem se confundido com o ambiente de descanso, é necessário educar a sua mente a se desconectar das demandas do trabalho. No ambiente físico, a desconexão ocorre ao fechar a porta do escritório, ao pegar o carro ou a condução e porque não encontrar essa “ruptura” também na sua casa?

Mantenha a comunicação em dia

Esteja sempre aberto ao diálogo com os colegas de trabalho e gestores, a distância pode fazer com que certas impressões pareçam verdades irrefutáveis e, em uma simples conversa, você pode verificar que não era nada daquilo que você estava pensando.

Faça somente aquilo que estiver ao seu alcance

Todos estão vivendo um momento de incertezas e o medo de perder o emprego ficou mais potente mas não ceda a autocobrança pois as cobranças externas já existem e estas, não podemos controlar, devemos controlar as internas para que, somadas as externas, não se tornem cobranças irreais e impossíveis de serem satisfeitas.

Caso você não esteja conseguindo sozinho manter a sua saúde mental, está tudo bem também, você não é obrigado a dar conta de tudo sozinho, pedir ajuda é muito importante: procure um psicólogo.

Carine Lopes
CRP 05-53891

Os comentários estão encerrados.