Como manter a saúde mental no home office?
28/10/2020
Exibir tudo

Impacto que o retorno ao trabalho tem na saúde mental dos colaboradores

Muitos podem ser os impactos relacionados ao retorno a rotina presencial de trabalho, devemos sempre pensar que esse retorno é, em alguns casos, presencial tendo em vista que a grande maioria continuou trabalhando em sua casa, cedeu o ambiente de descanso para a empresa e trabalhou até mesmo mais do que trabalharia nos seus polos físicos de trabalho.

O Impacto relacionado a esses casos pode estar relacionado a uma dificuldade nas relações interpessoais já que, trabalhando em casa, o contato era apenas com os membros da família sendo o contato com os colegas de trabalho de forma remota. O retorno traz consigo a volta da convivência com as crenças, costumes e modos de vida, do outro, que poderiam estar “esquecidos” durante os meses de home office.

Há também aqueles que foram obrigadas a se afastarem de suas funções por fazerem parte do chamado grupo de risco. Muitas dessas pessoas passaram a se sentir culpadas, ociosas e ansiosas por acreditarem que seus colegas de trabalho pudessem estar sobrecarregados. O Impacto de um retorno gradual para essas pessoas pode representar benefícios a saúde mental pois ocorrerá a aproximação daquilo que era considerado normal antes do isolamento social, é comprovado que o trabalho é um importante aliado na saúde mental.

Sabemos também que é inegável a saudade de ter aquela conversa descontraída com o colega no corredor, mas é importante estar atento aos 2 metros de distância estabelecidos pelo ministério da saúde.

O impacto também está relacionado a preocupação das pessoas que dependem do transporte público, nesse caso, a melhor maneira é estar atento ao uso correto das máscaras, a higienização das mãos durante o trajeto, evitar tocar o rosto (boca, nariz e olhos) pois as superfícies podem estar contaminadas, fazer o possível para que o ambiente esteja ventilado.

No ambiente de trabalho é importante estar atento a ingestão correta e o manejo dos alimentos.

A melhor maneira de lidar com esses impactos é gastar a energia nas medidas profiláticas de prevenção e disseminação do contágio. Sabemos que a preocupação e o medo estão intimamente ligados a ansiedade e, quando a ansiedade acontece, as pessoas ficam muito mais atentas aos seus sintomas ansiosos do que ao que está acontecendo ao seu redor, então que tal gastar essa energia na atenção aos cuidados com o seu ambiente para que você tenha uma volta tranquila e saudável?

Os comentários estão encerrados.